Estas são as sete vantagens de instalar painéis solares em casa

A energia tem uma forte presença no nosso dia-a-dia e o seu impacto económico e ambiental no nosso envolvente têm demonstrado a importância da utilização de fontes de energia renováveis, com destaque para a energia solar.

Os painéis solares geram benefícios inegáveis, tanto para o bolso dos usuários quanto para a transformação do nosso planeta que se torna mais limpo, verde e sustentável. Estas são algumas das suas vantagens:

1. A energia solar, a fonte de energia com mais benefícios

A energia solar é a mais fácil de produzir. É muito adaptável, ecológica e, ao contrário de outras, não gera emissões. Contribui para o desenvolvimento sustentável e redução ou uso de combustíveis fósseis. Além disso, pode ser armazenada transformada em eletricidade de acordo com a demanda e aproveitar os seus excedentes.

2. A conversão para o modelo de geração distribuída

As empresas de energia solar estão promovendo a reconversão do modelo de geração centralizada para combiná-lo com o de geração distribuída, favorecendo o autoconsumo e a economia de energia. Este sistema democratiza a gestão de energia e baseia-se na provisão de energia elétrica através de sistemas muito próximos dos locais onde é consumida, evitando assim fugas de energia e utilizando fontes renováveis como as instalações fotovoltaicas.

Entre outros grandes benefícios ambientais e econômicos, a geração distribuída reduz a emissão de CO2 e outros gases poluentes, diminui o preço do mercado de energia elétrica e aumenta a segurança do abastecimento ao depender menos de outras energias importadas do exterior.

3. O cuidado com o planeta é promovido

A instalação de painéis solares em casa pode multiplicar a geração de energia renovável. Ao promover a energia solar, estaremos cada vez mais próximos de um mundo que trabalha 100% com energia verde. Além disso, a economia no transporte de energia evita perdas e torna todo o processo mais eficiente, permitindo que essas economias sejam repassadas para a conta de energia elétrica dos usuários.

4. É a fonte de energia mais barata

Hoje a energia solar é considerada a fonte de eletricidade mais barata e com maior potencial nos próximos anos. Nos últimos 15, a eficiência dos painéis solares multiplicou por 1,5. Em outras palavras, agora podemos extrair 1,5 vezes mais energia da mesma placa.

5. São um investimento seguro

Os painéis solares são um investimento que não apenas cuida do planeta, sendo que é um investimento rentável. Os painéis solares valorizam a casa e oferecem economia mensal na conta de luz. São um investimento que pode ser amortizado nos primeiros 7 a 10 anos, embora dependa do tipo e tamanho da instalação. As placas, por sua vez, têm uma vida útil de 25 a 30 anos.

6. A instalação é muito simples

Para ter um sistema de autoconsumo de energia, são necessários um ou mais painéis solares e um inversor de corrente contínua para corrente alternada com um cabo conectado aos painéis fotovoltaicos.

Apenas é necessária uma pequena e simples obra. Os painéis solares geralmente vêm preparados para instalação e é a própria empresa que se encarregará de montá-los, a menos que você seja um especialista no assunto e queira fazer você mesmo, ou comece a dar seus primeiros passos por conta própria nos painéis solares caseiros.

7. Não produz resíduos

Por fim, deve-se destacar que os painéis solares não produzem resíduos, ou seja, são energia limpa no momento da produção (não emitem gases poluentes para a atmosfera) e não apresentam o problema de armazenamento de resíduos. Levando em conta o estado dos aterros no planeta e o perigo potencial de resíduos de outras indústrias, é uma vantagem muito importante.

Requisitos para instalar os painéis solares

Antes de solicitar um orçamento é aconselhável contar com a presença de alguns requisitos básicos para a instalação de painéis fotovoltaicos:

● Em primeiro lugar, é imprescindível ser proprietário da área ou cobertura em que será feita a instalação ou contar a autorização do proprietário;
● É necessário ter um telhado inclinado para o sul;
● Importante que não haja sombras no telhado e que faça sol o dia todo;
● Também é essencial avaliar a presença de determinadas restrições ambientais ou paisagísticas: solicite informações ao seu município de residência.